Sabias que… #6 – Viver no momento presente

Viver no momento presente
Sabias que... segredos do yoga do riso

Viver no momento presente com gargalhadas. Sim! Gargalhadas intensas e prolongadas promovem o foco no momento presente. Enquanto gargalhamos, tudo pára à nossa volta, criando uma janela de oportunidade para o foco e sintonia no momento. Pois é, este é um segredo desvendado e que pode mudar a tua vida!

Viver no momento presente com gargalhadas

Certamente já ouviste falar que o riso traz benefícios às nossas vidas. E se estás a ler isto, há alguma probabilidade de este tema te ter gerado curiosidade ou interesse. E possivelmente, esse interesse deve-se à procura por harmonizar mais a tua vida, mesmo que não tenhas pensado sobre isso.

Cada vez mais procuramos ferramentas, ou receitas, para resolver a vida agitada da actualidade. Sentimos necessidade de parar, respirar, apreciar. Sintonizarmos connosco próprios, com a nossa essência, com a nossa vida, em suma, com a nossa felicidade.

Esta é uma necessidade completamente normal. Faz parte da essência do ser humano viver em harmonia com o seu meio. No meio do estilo de vida da sociedade ocidental actual, perdemos um pouco essa capacidade. Tudo corre à nossa volta, de tal forma, que muitas vezes nos sentimos perdidos.

Mas, há uma excelente notícia! Existem alguns pequenos hábito fáceis de implementar que nos ajudam a viver em pleno. Todavia, durante séculos foram mantidos em segredo, e desaprendidos, por isso teremos de os resgatar. E, por isso, muitos profissionais do desenvolvimento humano tem estudado como a prática do riso muda e melhora esta realidade.

O que vou partilhar contigo é tão acessível, que qualquer pessoa pode usufruir.

Risoterapia: a ludo-terapia da gargalhada

A risoterapia, ou melhor, os seus benefícios tem sido alvo de muito estudo por cientistas de variadas áreas. Como pode algo tão simples como dar umas gargalhadas, mudar vidas?

Além dos muitos outros benefícios que o riso nos traz, acelerar o estado de joyfulness, é um deles. Quando estamos neste estado, conseguimos usufruir muito mais da vida, de apreciá-la, mas acima de tudo de a viver harmoniosamente.

Este estado de alegria interna, leva-nos a reconhecer no mundo em redor o seu melhor potencial. E, com isto, a parar. Ou seja, a viver no momento presente na sua integralidade.

O que acontece com a gargalhada?

Para usufruirmos deste estado, precisamos, de prolongar a nossa gargalhada por mais tempo que o habitual. Se contares o tempo que uma gargalhada casual tem, irás reparar que o normal são cerca de 10 segundos. A nossa proposta, na comunidade do yoga do riso, é que as gargalhadas tenham um minuto. Sim, isso mesmo, um minuto.

Quando prolongamos a gargalhada por este tempo, vai acontecer algo fantástico. Irei contar-te o quê, embora apenas irás perceber quando puseres em prática. Portanto, é isso mesmo que te vou desafiar, antes de avançares com a leitura: gargalha um minuto seguido!

Se já o fizeste, e o fizeste de mente aberta, decerto, sentiste algo a acontecer. Sentiste o peito a expandir, o corpo a ficar mais leve, os pensamentos a ficarem em suspenso. E isso é fantástico! Como podemos, num único minuto, mudar como nos sentimos neste corpo? Como podemos, num único minuto, mudar os pensamentos que trazemos na mente?

Fácil! Quando rimos acontecem muitas coisas, principalmente no funcionamento do corpo, que influencia a mente, as emoções e a nossa energia. Podemos ver o que acontece durante a gargalhada em duas perspectivas: a biológica e a espiritual. E, com o propósito, de conheceres um pouco sobre o potencial da gargalhada, vou fazer uma introdução a ambas.

Perspectivas biológica e espiritual da prática da gargalhada

Primeiramente, vou falar da biológica. Quando rimos, o nosso sistema neurológico vai funcionar melhor. A nossa mente vai coordenar a regulação bioquímica, que origina a produção de neurotransmissores e hormonas essenciais ao nosso bem-estar. Como resultado, a libertação de substâncias como a seretonina, endorfina, dopamina, entre outras, vai induzir calma ao corpo.

Em consequência, vamos ter a possibilidade de usufruir deste estado, com reflexo nas nossas emoções. E melhores emoções, levam-nos a um melhor estado de vibração energética. Quando nutrimos emoções e pensamentos positivos, a nossa energia vibra em níveis mais elevados. E estes níveis de energia mais elevada, são uma porta para a compreensão interna da nossa – verdadeira – espiritualidade.

Com tudo isto a acontecer, sintonizamos um estado de plenitude, em que a vida fluí. Apesar de continuarmos a ter desafios, vamos olhar com outros olhos, vamos resolver com outra capacidade.

Pratica o Riso

Como referi, no momento em que começas a pôr em prática, sentes a mudança. Mas, é essencial, que ponhas em prática para teres essa mudança. Nada se consegue, nem compreende, sem estarmos no lugar onde tudo acontece. Por isso, limpa a mente, abre-te a uma nova experiência e começa.

Primeiro, pratica o riso, com o treino da gargalhada de um minuto. E repete várias vezes ao dia.
Em seguida, passa para a prática dos 10 minutos contínuos de riso diário. Isso mesmo, no mínimo 10 minutos de seguida. Isso irá permitir usufruir de um conjunto de variados e extensos benefícios que o riso desbloqueia.

Por fim, e estas são duas palavras que contém o grande segredo da risoterapia: pratica com consistênciaregularidade. Independente do teu estado em cada dia. Levanta-te, cuida de ti, e pratica os teus 10 minutos de riso. Tens várias formas de o fazer!

Meditação do Riso

Uma das práticas de risoterapia que podes acolher na tua vida, é a meditação do riso. Excelente para gargalhar e praticar o joyfulness, esta meditação vai trazer novidade à tua vida. E sim, pode ser uma excelente forma de te ajudar a viver no momento presente.

Tenho para ti um novo desafio: que diariamente, durante 21 dias, faças uma meditação com muito riso à mistura. Aceitas?

Podes receber as indicações de como o fazer, num programa oferecido por mim, e que podes aceder aqui.

Experimenta! E depois conta-me como foi!

Muda a tua vida… hoje!

Queres começar a praticar já? É fácil e eu posso ajudar!
Tenho sempre imensas partilhas onde facilito exercícios para começar. E podes escolher o formato: vídeo ou poodcast!

E se quiseres ir mais além, tenho sempre cursos, workshops e programas de desenvolvimento e transformação pessoal a decorrer.

Nestes programas vou partilhar contigo a minha experiência pessoal com o riso, e tudo o que nos últimos anos aprendi sobre ele. Mas acima de tudo, vou ajudar-te a passar à prática!

Vamos rir e melhorar a vida em alegria! Começas já?

Risoterapeuta Judite Resende

Sabias que… #6 – Viver no momento presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo