Líder de Yoga do Riso: quem é e o que faz?

Já te deparaste com o nome Líder de Yoga do Riso e ficaste com curiosidade sobre o que é? Ou sobre o que faz uma pessoa que se intitula assim? Então este texto é para ti!

É a primeira vez que vez este termo? Também podes aumentar o teu conhecimento sobre esta prática de Risoterapia (ou terapia do riso) muito especial: o Yoga do Riso.

Líder de Yoga do Riso, um estilo de vida ou profissão?

Um Líder de Yoga do Riso é alguém certificado para facilitar sessões de riso, após formação com profissional autorizado pela Laughter Yoga Internacional.

Este profissional, um professor / formador de Líderes de Yoga do Riso, irá ensinar como utilizar este método. As aprendizagens servem para usufruto próprio, ou seja auto aplicação, ou sessões com outras pessoas ou grupos.

Yoga do Riso, como prática de Risoterapia

Se é a primeira vez que estás a ler sobre este tema, preciso de partilhar contigo mais sobre esta prática. A fim de saberes o que é ser um Líder de Yoga do Riso, terás de conhecer primeiro o método.

O Yoga do Riso activa os benefícios do Riso
O Yoga do Riso activa os benefícios do Riso

O Yoga do Riso é o método de Risoterapia (ou terapia do riso), mais dinamizado no mundo. A estimulação deste actividade promove benefícios do riso para fins de saúde física, mental, emocional e espiritual.

Estes benefícios são potenciados com a prática do riso incondicional, por isso, sem a necessidade de um ignitor. Ou seja, algo que acontece externamente e que nos faz rir. No Yoga do Riso, rir é uma escolha.

Sim, uma escolha. Escolhemos rir e fazemos alguns exercícios em sessões estruturadas para o estimular. Para o efeito usamos alguns princípios conhecidos, dessa forma termos o melhor proveito das sessões.

Um desses princípios relaciona-se com a possibilidade de podermos estimular o riso, começando a provocar ou fingir. Assim, o riso vai ser percebido sempre da mesma forma pelo nosso cérebro. E não vai haver distinção que é provocado em vez de automático.

O que acontece quando praticamos o riso?

Como não há distinção da origem do riso, os mecanismos gerados pelo riso no corpo são desencadeados. Como resultado, o nosso cérebro vai comandar as restantes estruturas a actuar. E com isso temos o corpo a lidar positivamente com o riso e a produzir neurotransmissores essenciais à nossa saúde.

Em simultâneo movimentamos o corpo e a mente. Assim, o corpo usufrui de benefícios no sistema cardio-vascular e muscular. Em seguida, a mente usufrui de melhoria de foco e criatividade. Em suma, há uma melhoria positiva, gerando também melhor capacidade de inteligência emocional.

Estes são apenas alguns dos benefícios que uma sessão bem estruturada de riso promove na saúde. Para que esta estrutura seja bem aplicada e as sessões adequadas existe formação e certificação adequada.

É por isso que vamos falar na certificação em Líder de Yoga do Riso.

Certificação em Líder de Yoga do Riso

A Certificação em Líder de Yoga do Riso é recebida após a aprovação prática no Curso de Líder de Yoga do Riso. Apenas pessoas com o nível de Líder de Yoga do Riso ou superior poderão facilitar o método. E apenas formadores certificados pela Laughter Yoga University, poderão certificar os novos líderes. Este é o meu caso, que sou formadora e detenho o nível de Laughter Yoga teacher.

A formação para o acesso à certificação pode ser recebida de forma presencial ou online. A certificação em si, exige sempre um compromisso presencial. Neste encontro será praticado o método no contexto relacional e, por conseguinte, avaliada a capacidade de gestão das sessões presenciais.

No meu caso, facilito cerca de 4 a 5 turmas por ano. E tenho também o formato online para fazer chegar este método fantástico a mais e mais pessoas. O meu objectivo é que alguém que esteja num local mais remoto, possa instruir-se nesta prática a qualquer momento. No entanto, o certificado é obtido com a avaliação da presencial. Após os estudos, pode escolher uma turma presencial para completar a certificação. Além disso, poderá repetir a formação sempre que o quiser.

O conhecimento e certificação no método possibilitam o uso para aplicação própria, com outras pessoas e grupos informais ou formais. Sendo uma escolha, a pessoa que frequenta o curso pode aplicar os conhecimentos apenas para si.

No caso de apenas querer ficar com o curso para uso próprio, não é imposta a avaliação presencial. Contudo, recebe apenas uma declaração de participação, em vez do certificado de curso.

Praticar risoterapia diariamente

Um Líder de Yoga do Riso terá, antes que tudo, ter a capacidade de ser o líder de si mesmo. Ou seja, antes de aplicar com outros, deve aplicar o método para si, desenvolvendo continuamente os conhecimentos.

Esta é uma prática que deve estar na vida do Líder de Yoga do Riso. Em virtude de ser bom facilitador para os outros, deve ter um estilo de vida positivo, onde pratica o riso.

Para começar a praticar, deve, primeiramente, tornar o riso um acto de higiene diário. Rir todos os dias, mais que uma vez por dia!

O Líder de Yoga do Riso começa a praticar em si mesmo.

A importância do novo hábito de rir

O Líder de Yoga do Riso deve começar a desenvolver o hábito de rir porque sim. Porque quer, porque escolhe. Porque deve, em primeiro lugar, desenvolver um gatilho fácil de promover o riso para si. E posteriormente facultar esse estimulo no trabalho de desenvolvimento com os outros.

Eu recomendo sempre que qualquer pessoa comece a praticar 21 dias consecutivos de riso. Sem dúvida que após este primeiro desafio, deve continuar. Nesse sentido pode escolher uma de duas formas:

É sempre bom lembrar, que devem praticar tanto quanto possível, no mínimo 10 minutos. Sim! Ao praticar 10 minutos contínuos de risoterapia, todos os dias, e a vida vira magia.

O meu objectivo é que as pessoas passem a rir todos os dias. E quem atinge a meta e um ano a rir, tem um hábito bem enraizado. Se assim quiser, vai rir para sempre.

Um novo Líder do Riso terá esse primeiro desafio para cumprir. Contudo, em simultâneo deve começar a praticar com outros. E quanto mais rapidamente estiver no terreno a facilitar boas sessões, melhor vai praticar consigo.

Sessões de Riso

Um Líder de Yoga do riso também pode ser chamado de facilitador do riso. Ao dinamizar sessões de riso, estará a facilitar o processo e a potenciar os benefícios. Assim, ao garantir que são sempre cumpridos os requisitos e a estrutura da sessão, ensinada na certificação.

Uma sessão de riso pode ser facilitada em vários contextos:

  • Um para um, ajudando outra pessoa a praticar de forma personalizada,
  • Para grupos informais – aplicando junto de familiares, amigos ou colegas de trabalho, …
  • Para grupos formais – profissionalizando as sessões.
Líder de yoga do Riso
Um Líder do Riso pode facilitar sessões com a sua própria família

Profissional de Yoga do Riso: como começar?

As sessões profissionais de Yoga do Riso podem acontecer em vários contextos:

  • Com crianças ou adultos de qualquer idade, em contexto particular e sessões organizadas pelo Líder de Yoga do Riso,
  • Ou em eventos organizados por terceiros,
  • Com crianças ou séniores, em contexto educacional e organizado pelas instituições que frequentam,
  • Com idosos ou doentes, em contexto lúdico e organizado pelas instituições que frequentam ou são utentes,
  • Para profissionais, em contexto de desenvolvimento pessoal ou de teambuilding, organizado pelas empresas.
  • Dentro da instituição ou empresa onde já trabalha,
  • Entre muitos outros…
O Yoga do Riso é para todos
O Yoga do Riso é para todos

Em síntese, para começar a trabalhar como profissional de Yoga do Riso, o novo Líder terá de :

  • Primeiramente: Pensar no seu nicho de actuação, ou seja, em que meios e públicos se sente mais adequado e onde se sente mais alinhado ao seu propósito / objectivo,
  • Em segundo lugar: Desenvolver a sua marca pessoal. Ou seja, alinhar quem é, com a forma de falar e transmitir a mensagem ao público escolhido,
  • Posteriormente, pode começar a divulgar o seu trabalho, junto das pessoas ou entidades correspondentes.

Recomendo sempre às pessoas que trabalham comigo, e que recebem a minha mentoria, a especializarem-se num ou dois públicos alvo. A especialização vai direccionar o desenvolvimento da carreira do Líder de Yoga do Riso. Muitas pessoas pensam que ao fazer isto vão reduzir o mercado. Contudo, a especialização vai fazer aumentar a valorização. Da mesma forma, esta valorização vai promover o aumento da procura.

Carreira

Com uma boa especialização, o profissional pode começar a desenvolver reconhecimento. Assim, esse reconhecimento, promove a base de uma boa carreira.

Posteriormente a começar a praticar em si e a facilitar aos outros, O Líder do Riso , pode continuar a crescer com o riso. Este é um processo de desenvolvimento pessoal para a vida. E com isso uma porta para novas aprendizagens.

Integrando a especialização em nichos, abordagens e temas, o Líder de Yoga do Riso, pode aprofundar métodos. Assim, nesse aprofundamento e aperfeiçoamento pode:

  • Adequar-se a outras abordagens, como o Coaching do Riso ou a Risoterapia,
  • Integrar o conhecimento do yoga do riso, noutras práticas de desenvolvimento humano, com que trabalhe,
  • Desenvolver os seus estudos e formar-se como Professor de Yoga do Riso.

Existe todo um mundo de possibilidades. Mas quando escolhemos devemos ter em conta o que mais é importante: olhar para o propósito maior do Yoga do Riso, a Paz mundial!

Sim, que possamos rir muito, num mundo que, pelo desenvolvimento do riso, possa ser cada vez melhor!

Vamos a isso?

Com amor e alegria,
Judite Resende

Líder de Yoga do Riso: quem é e o que faz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo